quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Doença de Crohn - O que é e como tratá-la?

A doença de Crohn é uma inflamação crônica no intestino, pode afetar tanto o intestino grosso como o delgado e irritar tanto a camada de revestimento, quanto as camadas mais profundas. Sua etiologia ainda não é bem definida, mas acredita-se que ocorra devido à fatores genéticos ou ambientais.

Por razões desconhecidas o sistema imunológico age de forma descontrolada, atacando o próprio organismo, produzindo alguns sintomas, como: perda de apetite, perda de peso, diarréia com perda de sangue ou muco, febre, cansaço, lesões intestinais, retardo no crescimento e desenvolvimento, entre outros.

Mas essa doença não afeta somente o intestino, muitos casos relatam problemas nas articulações, pele, olhos, fígado, vesícula, sistema nervoso, entre outros. Quanto antes diagnosticada, menores os riscos. Para um diagnóstico fiel é necessário consultar um médico e realizar exames sanguíneos, tomografia computadorizada, radiografias, endoscopia ou biópsia.

O tratamento consiste em adequar uma dieta à necessidade nutricional do indivíduo afetado e também ao uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico.

O principal objetivo da terapia nutricional é manter um bom estado nutricional, uma vez que a absorção de nutrientes está prejudicada. Uma boa avaliação nutricional contribui para descobrir a melhor forma de administrar a dieta e a tolerância de cada indivíduo aos alimentos oferecidos, pois cada corpo reage de uma forma.

É importante evitar alimentos fermentativos, como feijões, lentilhas, couve, brócolis, repolho, couve, ovo, abacate, melancia, melão, frutos do ar, cebola, nabo, pimentão verde, pepino, entre outros.

Não se sabe ao certo o número de pessoas com doença de Crohn, mas a incidência vem crescendo a cada ano em menores de 16 anos.

Consulte um profissional para maiores informações!


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aleitamento Materno Exclusivo

Recebi alguns e-mails sobre as últimas postagens publicadas com algumas dúvidas de mamães de primeira viagem. Vamos lá, solucioná-las

Por que o bebê até os 6 meses de vida não necessita de nenhum alimento sólido ou líquido?
Porque o leite materno fornece todos os nutrientes e energia que o bebê necessita, tudo isso na quantidade exata para crescer forte e saudável, isso é, desde que a mamãe se alimente corretamente e ingira cerca de 4 litros de líquido por dia.

Mas o meu bebê tem sentido cólicas, por isso estou dando chá. Essa prática é correta?
Não é correta! Pois o bebê tem um certo volume gástrico e toda vez que você preenche o estômago dele com água, chá e outros líquidos pobres em nutrientes, ele deixa de ingerir o leite materno que é um alimento completo. O sistema imunológico do seu bebê ainda não está formado, portanto, ele pode apresentar algum efeito colateral a essas ervas, podendo até correr riscos mais sérios.

A água é essencial para nossa sobrevivência, como é possível o bebê sobreviver sem ela?
Vejam como a natureza é perfeita. O leite materno é composto por aproximadamente 88% de água, esta que satisfaz as necessidades do bebê. Mesmo nos primeiros leites (colostro), que é mais amarelado e espesso contém uma quantidade de água adequada às necessidades do bebê, mesmo porque o recém-nascido nasce com uma "reserva" de água em seu organismo.

Já que não posso dar chá, nem água para aliviar a cólica do meu bebê, o que posso fazer?
As cólicas são comuns em recém-nascidos, com pico a partir dos 15 dias. Continua até aproximadamente o terceiro mês e muitas vezes nos mesmos horários. A dor é uma sensação nova para o bebê, seu sistema digestivo ainda não está maduro, fazendo com que as paredes contraiam e relaxem sem controle, gerando gases e cólicas, em seguia acompanhada de muito choro. Nesse momento o melhor a fazer é ficar tranquila passando segurança a ele e cuidar com muito amor e carinho. Dicas importantes: Lembre sempre de fazer ele arrotar após as mamadas, pois o ar engolido junto com o leite aumenta os gases e as dores, massageie a barriga dele (com as mãos quentinhas, nada de mão fria) com movimentos circulares de 2 a 4 minutos várias vezes ao dia, com muito carinho faça ginástica com as perninhas dele como se estivesse pedalando (estimula a liberação de gases). E mamães que amamentam fiquem atentas ao tipo de alimentos que estão ingerindo (chocolates, doces, comidas gordurosas, cafeína, alimentos industrializados, entre outros). Não existe nada comprovado, mas evidências que esses alimentos pioram as cólicas dos bebês.

Como eu faço para regrar os horários das mamadas? De quanto em quanto tempo devo amamentá-lo?
Como já dito em publicações anteriores: Cada criança tem seu horário, seu metabolismo e seu jeito de mamar e devem ser respeitados. Só não deve confundir fome/horário de mamada com as "manhãs", afinal tem bebê que se deixar fica o dia todo no peito da mãe utilizando-o como chupeta, colo de mãe é tudo de bom! Mas não pode. Regrar as mamadas é um modo de impor rotina e limites ao bebê. Aos poucos vá aumentado o espaço entre as mamadas até chegar em intervalos de 3-3 horas (vide abaixo):

Quantidade e número de mamadas/dia no primeiro ano de vida

Idade

Quantidade por mamada

Mamadas/dia

0 a 2 semanas

2 semanas a 2 meses

2 meses

3 meses

4 a 6 meses

6 a 8 meses

8 a 12 meses

20 a 90 ml

90 a 150 ml

150 ml

180 a 200 ml

200 a 240 ml

240 ml

240 ml

6 a 8

5 a 6

5 a 6

5

4 a 5

3 a 4

3

Horários para mamadas: 8 - 11 - 14 - 17 - 20 - 23 - 2 - 5 horas

Uma ótima semana a todas (os)!!


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Amamente seu filho! É um ato de amor.


Amamentar só traz benefícios para a mamãe e para o bebê, funciona como uma vacina, protegendo seu bebê de muitas doenças, sem falar no delicioso contato íntimo entre mãe e filho, fortalecendo os laços de afeto, amor e carinho. O leite materno é um alimento completo e deve ser oferecido exclusivamente até os 6 meses de vida, não necessitando de qualquer outro alimento (água, chá, suco, leite, entre outros).

Nas primeiras semanas de vida o bebê não tem horários para mamar, ofereça o peito toda vez que ele sentir fome. Aos poucos organize os horários das mamadas.

Após os 6 meses inicia a introdução da alimentação complementar com orientação do pediatra ou nutricionista, mas a amamentação deve ser mantida até os 2 anos de vida.

Benefícios para a mamãe:
  • Reduz o risco de câncer de mama e diabetes;
  • Ajuda a perder peso rapidamente no pós-parto;
  • Ajuda o útero a recuperar seu peso normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia pós-parto.

Dicas para uma amamentação tranquila:

  • Lave bem as mãos antes de iniciar a amamentação;
  • Escolha uma posição que você e o bebê se sintam confortáveis;
  • Respeite o ritmo do seu bebê, deixe-o mamar até que perceba que ele está saciado. Deixe-o esvaziar bem uma mama (o leite do final da mamada possui maior quantidade de gordura, que ajuda a saciar a fome) e ofereça a outra se ele ainda sentir fome ;
  • Sempre inicie a mamada no último seio que o bebê mamou, assim ele esvazia bem as duas mamas, estimulando a produção de mais leite;
  • Ao terminar a mamada coloque o bebê em pé encostado no seu ombro e faça-o arrotar;
  • Se rachaduras surgirem, verifique se o bebê está pegando corretamente o peito, se não estiver corrija fazendo com que toda a auréola fique dentro da boca do bebê;
  • Se o peito estiver muito cheio retire um pouco de leite antes de amamentar;
  • Para manter uma boa quantidade de leite amamente seu bebê com frequencia e deixe-o esvaziar o peito todo, aumente a ingestão de líquidos para aproximadamente 4 litros por dia;
  • Lembre-se: se o seu bebê dorme tranquilo e está ganhando peso, seu leite está sendo suficiente.

E o mais importante: cuide de você e de seu bebê! Não faça uso de bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, remédios sem prescrição médica, pois essas substâncias passam para o bebê através do leite materno e podem causar sérios problemas. Se necessitar de medicamento ou anticonceptivo procure seu ginecologista.

E se tiver excesso de leite doe para um banco de leite materno. Ajude outros bebês!

domingo, 1 de agosto de 2010

Parênteses: Dia mundia da amamentação

Inicia-se hoje a campanha da "Semana Mundial do Aleitamento Materno" promovida pelo Ministério da Saúde, que este ano tem como tema o "tempo de amamentação de crianças nascidas em hospitais amigos da criança é maior que o de crianças nascidas em outras maternidades", ressaltando a importância do aleitamento materno exclusivo.
Leia matéria completa no site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

Receitas para a volta as aulas

As crianças exageraram nos doces, massas, pipocas, chocolates, entre outros, durante as férias?

Hora de colocar a casa em ordem! Além da dificuldade de regular o horário de sono, também vem a dificuldade de equilibrar os horários das refeições e a qualidade do que será servido. Afinal, criança alimentada com refeições saudáveis rende mais na escola. Aí vai algumas dicas:



Almôndegas de frango em cama de alface
Ingredientes:
500g de peito de frango cozido e desfiado
1 dente de alho amassado
1/2 cebola ralada
1 ovo
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
Sal em pouca quantidade
1 pitada de pimenta-do-reino branca moída
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pé de alface americana picado
Azeite de oliva e sal (para temperar a salada)


Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e molde bolinhas. Leve para assar em forno médio em frigideira com grelha, assim elimina o excesso de gordura. Quando estiverem douradas retire do forno e acomode em cima da salada de alface temperada com azeite e sal.

Rende: 5 porções


Arroz à jardineira
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
1 xícara (chá) de arroz integral
1 cenoura em cubos pequenos
100g de vagem picada
100g de milho verde (cozinha a espiga e retira os grãos)
100g de ervilha fresca (pode usar a congelada)
2 colheres (sopa) de cheiro verde
Sal em pouca quantidade
3 xícaras (chá) de água fervente


Modo de preparo:
Numa panela de fundo largo aqueça o óleo de girassol, junte a cebola e o alho, refogue até dourar. acrescente o arroz e refogue um pouco. Junte a água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando a água estiver quase seca junte os vegetais e o sal, mexa e tampe a panela. Depois que a água secar deixe descansar na panela tampada por 10 minutos. Abra, polvilhe o cheiro verde e sirva.

Rende: 8 porções


Salada de frutas
Ingredientes:
1/2 mamão papaia
1 fatia de melão
2 bananas
2 maçãs
3 fatias de abacaxi
suco de 2 laranjas
1 colher (sopa) de açúcar


Modo de preparo:
Lave as frutas, higienize em solução clorada (menos a banana). Pique as frutas em pedaços pequenos, junto o açúcar e o suco de laranja. Misture e sirva em seguida

Rende: 4 porções

Suco de melancia
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de melancia picada sem caroço
1/2 xícara (chá) de água
pouca quantidade de açúcar

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a melancia com a água e o açúcar. Sirva em seguida.

Rende: 2 porções