segunda-feira, 1 de março de 2010

Nutrição para todos

Tenho visto diariamente em meu consultório pessoas com muitas dúvidas sobre o trabalho de um nutricionista, afinal qual é função desse profissional? Muito ampla, eu diria.
Um nutricionista pode atuar em diversas áreas, como por exemplo: Consultórios, escolas (educação nutricional, merenda, cantina saudável, etc), restaurantes industriais, lanchonetes, supermercados, Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, junto à engenheiros e arquitetos projetando espaços destinados à produção de refeições, entre outros.
O nutricionista não é um profissional habilitado a indicar medicamentos para perda de peso e em sua maioria são contra o uso indiscriminado destes, mas podem prescrever o uso de fitoterápicos que conseguem atingir bons resultados em curto espaço de tempo (para perda de peso, diminuição da ansiedade, vontade de comer doces, inibição do apetite, queda de cabelo, melhora da aparência da pele, flacidez, celulite, etc...)
É importante lembrar que ao menor surgimento de alguma doença implica em necessidades nutricionais diferenciadas, por isso a importância de consultar um profissional habilitado para corrigir sua alimentação. Situações como práticas de exercícios, gestação e cirurgias também necessitam de maior ou menor aporte calórico. Fique atento!
E quanto à alimentação infantil? O nutricionista pode atuar desde a pré-gestação/gestação controlando a alimentação da futura mamãe para que não haja excessos alimentares que podem levar ao aumento de peso, elevação da pressão arterial e dos níveis sanguíneos de glicose, colesterol, triglicérides, ácido úrico, entre outros que podem prejudicar o bebê. Também é de fundamental importância que a futura mamãe esteja preparada para conduzir a transformação alimentar de seu bebê a partir dos 6 meses de vida, fase que o bebê começa a ingerir novos alimentos. É preciso desfazer o mito que as primeiras papinhas do bebê são sopinhas batidas no liquidificador. Um nutricionista está apto a avaliar e indicar a melhor alimentação e a forma correta de preparo para que as necessidades nutricionais do bebê sejam atingidas.
O melhor de tudo é que podemos fazer transformações fantásticas na sua alimentação com alimentos que você está acostumado a consumir no dia a dia, nada de aumento nas despesas comprando alimentos caro ou diferente. A nutrição busca adaptar suas necessidades à praticidade e ao seu bolso.
Resumindo: a nutrição é para todos em todas as fases da vida. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Consulte o seu nutricionista!
Royalty Free Stock Image Dreamstime - Download Free Stock Images and Photos

Nenhum comentário: