quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Espírito do Natal


Desde cedo temos que mostrar aos pequenos que o Natal não se resume somente em ganhar presentes. É importante contar a verdadeira história de como tudo começou e mostrar que é um momento de renovar a fé, a esperança, reunir a família (de sangue) e a família que escolhemos nessa vida (os amigos).

Envolva as crianças nos preparativos para o natal, desde a decoração da casa, montagem da árvore, compra de presentes, escolha da oração para a noite da ceia até a preparação dos pratos. Assim, vocês plantarão em seus corações o verdadeiro espírito de Natal e farão com que os anos passem e eles recordem do quão especial é esta data.

Em minhas aulas de Educação Nutricional costumo estimular os sentidos (cores, cheiros, sons, etc), faça o mesmo com as crianças! Escolha uma trilha sonora com temas de natal e deixe tocar enquanto as envolve nas preparações dos pratos da ceia. Deixe os pequenos soltarem a imaginação dando o toque final na decoração dos pratos, eles esperarão ansiosos a chegada da ceia. Ahh, não esqueça de fotografar esse momento muito especial. Pode ter certeza que um dia eles farão o mesmo com seus filhos.

Aproveito para desejar Boas Festas! Obrigada pela companhia em 2010 e desejo que 2011 seja um ano repleto de coisas ótimas! Que Deus continue a proteger todos vocês!

Agora é hora de férias e recarregar a bateria. rs

Nos vemos em 2011! Beijoooooooos



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FÉRIAS x ALIMENTAÇÃO

Crianças entrando em férias muitas vezes pode significar preocupação para as mamães. Entre as principais dúvidas de como ocupar o tempo das crianças, a alimentação também pode ficar prejudicada, ou não se vc usar as férias em favor da saúde dos pequenos.

Elabore um cronograma para facilitar sua vida. Sente com as crianças e converse, estipule horários para assistir TV, brincar no computador, fazer atividades ao ar livre e principalmente, horários para a alimentação.

Fracione as porções ao longo do dia, ou seja, café da manhã, almoço e janta. Entre essas principais refeições um pequeno lanche que pode ser uma fruta com cereal, um copo de vitamina de frutas, um lanche natural, entre outros.

Inclua nas refeições diárias frutas da estação, verduras, legumes, grelhados, assados ou refogados. Evitar frituras e alimentos altamente condimentados. Para quem vai ao litoral, atenção também para o consumo de frutos do mar por menores de 2 anos de idade, o risco de intoxicação é maior.

Evite o consumo de doces, salgadinhos e refrigerantes. Estes são chamados de calorias vazias, pois são altamente energéticos e não oferecem benefícios ao corpo, ocasionando o aumento de peso tanto em crianças magras como nas acima do peso. Use o bom senso! Escolha no máximo 2 dias por semana para liberar algum desses alimentos, mas evite oferecê-las antes do almoço ou jantar, pois tendem a tirar o apetite da criança.

Não descuide da hidratação dos pequenos, uma vez que eles estarão tão entretidos em brincar, ofereça ao longo do dia água ou suco natural, no verão o risco de desidratação é alto.

E se a criança brincar sob o sol, não descuide da fotoproteção seguindo sempre as orientações do rótulo do protetor solar e do horário de exposição ao sol, antes das 10hs ou após as 16hs.

Boas férias!!!