quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Legumes e verduras na dieta do seu filho

Estudo americano diz que as crianças gostam, sim, de vegetais e frutas. Segundo especialista, para que isso aconteça, é preciso que pais estimulem esses alimentos na dieta dos filhos


Crianças gostam, sim, de vegetais e frutas. E elas sabem o quanto eles são importantes na alimentação. É o que sugere um estudo realizado pelo First 5 California(Comissão Estadual de Famílias e Crianças com o objetivo de implementar um programa integrado de serviços de educação e saúde na primeira infância). De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 100 crianças em idade pré-escolar, elas preferem esse tipo de alimento a doces, por exemplo.

Mas, o que está faltando para que esse gosto seja colocado em prática? O estímulo dos pais, garante Camila Borzi Ferrarini, nutricionista do Hospital São Luiz. “Se a mãe e o pai torcem o nariz para verduras e legumes, o filho também não vai ter vontade de experimentar.” As famílias sabem da necessidade de uma dieta equilibrada e têm melhorado seus hábitos alimentares. Porém, a epidemia de obesidade infantil e suas conseqüências cada vez mais cedo na saúde das crianças, como o aumento de diabetes tipo 2, mostra que há muito que mudar na dieta.

O gosto por esses alimentos acontece à medida que os pais oferecem diversidade de cores e sabores de vegetais e frutas às crianças. Uma dica da nutricionista para motivar seu filho a comer uma maçã ou uma salada é envolvê-lo em seu preparo. “Deixe-o ajudar você na cozinha, higienizando frutas e verduras”, diz.

Fonte: Revista Crescer


Nenhum comentário: