sexta-feira, 14 de maio de 2010

Docinhos da fazenda

Doce da fazenda, doce caseiro, doce da vovó ou como queira chamar! O mais importante é apresentar para as crianças outras opções de doces além daquelas que eles conhecem na prateleira do supermercado e plantar a idéia que vários legumes e frutas podem ser transformados em deliciosos doces.
Em aula começamos uma brincadeira mostrando fotos de doces e guloseimas presentes no dia-a-dia deles e conversamos sobre os males que podem causar quando consumidos em excesso (obesidade, diabetes, etc). Em seguida apresentei fotos de doces caseiros (arroz doce, doce de figo, laranja, mamão, abóbora, coco, abacaxi, etc.). Os comentários foram desde "ecaaaa", passando por "minha vó faz, mas nunca experimentei", "minha mãe compra", até "Tia, eu adoro!". Conversamos que comer doce é gostoso, não conseguimos ficar sem, mas seja qual for o tipo deve ser consumidos com moderação. Então, todos foram convidados a degustar duas "delícias da fazenda". E para minha felicidade: COMERAM TUDOOOOOOO!!!!
Abaixo receitas e fotos dos doces que tanto sucesso fizeram entre meus pequenos formadores de opinião.. rs
Espero que seus pequenos (e os adultos da casa) também apreciem! Beijos a todas (os).


Doce de abóbora
500g de abóbora
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 cravos da índia

Coloque tudo numa panela de fundo largo e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até reduzir totalmente a calda, mexa de vez em quando (os cubinhos quase dissolveram.. rs). Sirva gelado.


Doce de banana
10 bananas nanica maduras
3 colheres (sopa) de açucar

Amasse as bananas com o auxílio de um garfo. Numa panela de fundo largo leve o açúcar para derreter até virar uma calda levemente dourada. Junte a banana amassada e mexa até começar a soltar do fundo da panela. Sirva gelado.

PS: Esse doce fica maravilhoso se polvilhar canela em pó ou se juntar 2 canelas em pau durante o cozimento.



Nenhum comentário: