terça-feira, 1 de junho de 2010

Qual a diferença entre Intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca?


Essas duas patologias, são frequentemente confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum: o leite, mas são bem diferentes entre si e ambas necessitam de acompanhamento médico e nutricional.

A Intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, onde atrai água, ocorre fermentação por bactérias, provocando diarréia, gases, cólicas e distensão abdominal. Pode ser genética ou surgir em outras situações, como após quimioterapia, radioterapia, doenças gastrintestinais, entre outras. Neste segundo caso pode ser transitória ou não. Geralmente quando persiste, tende a piorar com a idade.

A Alergia ao leite de vaca ou alergia à proteína do leite, como é conhecida por muitos ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor, desencadeando vários sintomas desagradáveis, como: diarréia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Ocorre mais agressivamente nos primeiros anos de vida, principalmente na transição do leite materno para o leite de vaca em bebês menores de 6 meses de vida. Os sintomas tendem a diminuir com passar dos anos.

Se ocorrerem sintomas como os descritos acima é importante procurar ajuda e diagnosticar rapidamente para que se inicie o tratamento correto, pois na intolerância é necessário excluir ou ingerir baixa quantidade de alimentos que contenham lactose (depende o grau de intolerância), já na alergia ao leite de vaca é excluída a ingestão de qualquer proteína do leite ou alimentos que contenham frações desta para evitar o desencadeamento do processo alérgico.

Para saber mais: www.semlactose.com


3 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento

eco... disse...

Boa noite,

Desde pequena que sofro de obstipação intestinal, gases e por vezes cólicas. É comum estar sempre com o ventre inchado. Nestes últimos dias, tenho evitado o leite e parece que fiquei com o ventre menos inchado. Poderei ter algum grau de intolerância à lactose? Que tipo de dieta me aconselha a seguir, de modo a que substitua o leite?

Fernanda da Silva - Nutricionista disse...

Boa noite eco,

Vários fatores podem levar aos sintomas descritos por vc. Não é possível dizer se é intolerância ou outro problema sem avaliar você. Sugiro que você consulte uma nutricionista, pois através de uma avaliação ela poderá verificar seus hábitos alimentares e solicitar exames pertinentes à suas queixas.
Abraços,
Fernanda