terça-feira, 1 de junho de 2010

Qual a diferença entre Intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca?


Essas duas patologias, são frequentemente confundidas pelo fato de ter um alimento causador em comum: o leite, mas são bem diferentes entre si e ambas necessitam de acompanhamento médico e nutricional.

A Intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, onde atrai água, ocorre fermentação por bactérias, provocando diarréia, gases, cólicas e distensão abdominal. Pode ser genética ou surgir em outras situações, como após quimioterapia, radioterapia, doenças gastrintestinais, entre outras. Neste segundo caso pode ser transitória ou não. Geralmente quando persiste, tende a piorar com a idade.

A Alergia ao leite de vaca ou alergia à proteína do leite, como é conhecida por muitos ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor, desencadeando vários sintomas desagradáveis, como: diarréia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Ocorre mais agressivamente nos primeiros anos de vida, principalmente na transição do leite materno para o leite de vaca em bebês menores de 6 meses de vida. Os sintomas tendem a diminuir com passar dos anos.

Se ocorrerem sintomas como os descritos acima é importante procurar ajuda e diagnosticar rapidamente para que se inicie o tratamento correto, pois na intolerância é necessário excluir ou ingerir baixa quantidade de alimentos que contenham lactose (depende o grau de intolerância), já na alergia ao leite de vaca é excluída a ingestão de qualquer proteína do leite ou alimentos que contenham frações desta para evitar o desencadeamento do processo alérgico.

Para saber mais: www.semlactose.com


2 comentários:

eco... disse...

Boa noite,

Desde pequena que sofro de obstipação intestinal, gases e por vezes cólicas. É comum estar sempre com o ventre inchado. Nestes últimos dias, tenho evitado o leite e parece que fiquei com o ventre menos inchado. Poderei ter algum grau de intolerância à lactose? Que tipo de dieta me aconselha a seguir, de modo a que substitua o leite?

Fernanda da Silva - Nutricionista disse...

Boa noite eco,

Vários fatores podem levar aos sintomas descritos por vc. Não é possível dizer se é intolerância ou outro problema sem avaliar você. Sugiro que você consulte uma nutricionista, pois através de uma avaliação ela poderá verificar seus hábitos alimentares e solicitar exames pertinentes à suas queixas.
Abraços,
Fernanda