quinta-feira, 17 de abril de 2008

Constipação intestinal



O que é constipação intestinal?

A Sociedade Paulista de Gastroenterologia Pedriática e Nutrição (1984) define como uma síndrome que consiste na eliminação com esforço de fezes ressecadas, independentemente do intervalo de tempo entre as evacuações.
A constipação intestinal é muito comum entre crianças, podendo ocorrer nos primeiros anos de vida. Em crianças com idade inferior a 2 anos de idade o aleitamento artificial aumenta as chances de constipação quando comparado à crianças que recebem aleitamento materno.
Já em crianças maiores a quantidade de fibras alimentares ingeridas interfere diretamente no funcionamento intestinal. Há também excessões, onde a criança ingere quantidades adequadas de fibra e continua apresentando quadros de constipação. Nestes casos deve-se levar em consideração fatores hereditários, psicológicos, alimentares que podem ou não estar associados a algum distúrbio intestinal.
Dicas:
  • Organize os horários das refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), isso fará com que haja maior consumo de alimentos e maior ingestão de fibras;
  • Nunca substitua alimentos salgados por leite, iogurte, sucos e líquidos em geral;
  • Introduza frutas, saladas de frutas, vitaminas, sucos naturais nos lanches intermediários;
  • Aumente o consumo de verduras e legumes. Se a criança apresenta dificuldade em consumir esses alimentos, utilize-os na forma de bolinhos, misturado ao arroz, no meio de molhos de macarrão (pode-se dar nomes divertidos às preparações, ex: macarrão com couve-flor = macarrão com flocos de nuvens);
  • Tomar de 8 a 10 copos de água por dia. Ingerir bastante água é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Se a criança não toma, inicie com um a dois copos por dia e vá aumentando aos poucos.

Lembrando sempre que essas mudanças podemos e devemos fazer em casa, mas se não apresentar resultados consulte um profissional para que uma investigação mais profunda dos fatores da constipação seja feita.

Nenhum comentário: