sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como prevenir a gripe através da alimentação?


Outono já chegou e logo o inverno estará aí, com eles também chega uma velha e temida inimiga: A GRIPE. Nariz escorrendo, tosse, febre, dores de cabeça e garganta, perda do paladar e olfato, fraqueza, entre outros sintomas. 

Mas como escapar desses transtornos? Pois nesse período frio sempre estamos mais próximos das pessoas, muitas vezes em ambientes fechados com ar quente ligado, o que facilita a propagação do vírus suspenso no ambiente.

Afastar essa inimiga é quase impossível, mas seguindo alguns conselhos podemos nos preparar para enfrentá-la! As baixas temperaturas e a deficiência do sistema imunológico, apontados como principais causadores da gripe, podem ser driblados com alguns cuidados que incluem hábitos saudáveis de vida.

 

O QUE É A GRIPE ?

A gripe é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada por vírus, sendo que o mais comum é conhecido pela ciência com o nome de "influenza". Esse vírus é um especialista na arte de mudar de identidade. De três em três anos, ele modifica sua estrutura protéica e acaba deixando os nossos anticorpos totalmente confusos. Vários vírus da gripe já foram identificados, mas infelizmente, desenvolver imunidade para um determinado tipo de vírus não nos protege dos demais. Por isso, cada temporada de gripe é diferente e é por este motivo que constantemente são produzidas novas vacinas contra os tipos predominantes dos vírus existentes.

 

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?

Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir gripes e resfriados. Mas se o seu filho já está com os sintomas, alimentá-lo bem pode encurtar a duração e tratar os sintomas da gripe. A alimentação saudável fortalece o sistema imunológico e cria defesas orgânicas para combater o vírus: frutas, verduras, legumes, grãos (cereais e leguminosas), carnes magras, peixes e aves sem pele, ovos, leite e derivados, de preferência com pouca gordura, é a alimentação recomendada.

Um prato saudável, nutritivo e que pode ajudar na recuperação dos pequenos nos dias frios é a famosa canja de galinha, muito receitada pelas nossas avós em casos de gripe, resfriados e outras infecções respiratórias. Há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por conseqüência, do muco. Recentemente descobriu-se que a temperatura não é a única responsável pela ação benéfica da canja. Um aminoácido chamado cisteína, liberado quando a carne de galinha é cozida, tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína agiria da mesma forma que a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões.

Quanto à vitamina C, a ciência ainda não conseguiu provar que megadoses dessa vitamina são capazes de prevenir e curar os resfriados. Entretanto, sabe-se que ela tem um efeito positivo e ajuda a reduzir os sintomas. Por isso, use e abuse de frutas ricas nessa vitamina como a acerola, laranja, tangerina, limão, entre outras.

 

DICAS PARA FUGIR DA GRIPE

J  Estimular seu filho a ter hábitos alimentares saudáveis;

J  Estimular o consumo de líquidos, principalmente água. A água deixa os cílios pulmonares mais fortes e amolece o muco, facilitando o trabalho desses cílios;

J  Não administrar descongestionantes, anti-inflamatórios ou xaropes sem consultar um médico;

J  As crianças devem ser vacinadas de preferência no início do outono, no período de março a maio

E por último: repouso, também é um ótimo remédio.

Nenhum comentário: